Coaching de Equipe – Desenvolvendo Equipes de Alta Performance


Por Helena Ribeiro 10/2017

Existem várias definições sobre Coaching de Equipe e todas são similares.
Coaching de Equipe é uma parceria profissional, estabelecida com confiança, objetivos específicos, planejamento e metas a serem alcançadas pelos Coachees, que contará com a facilitação do Coach para maximizar a performance individual e da equipe. Coach (profissional) que conduz o processo para que os Coachees (os profissionais) atinjam as metas traçadas. Para tanto, tem que haver comprometimento pessoal e de equipe para a obtenção dos resultados. O processo de Coaching invariavelmente envolve crescimento e mudanças atitudinais, comportamentais, dentre outras descobertas.

Coaching de Equipe no Brasil
É reconhecido como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento dos colaboradores, principalmente equipes de alto potencial. Os profissionais de RH, além de contar com assessorias de Coaches externos, também formam internamente Líderes Coach para potencializar o uso desta ferramenta junto às equipes.
Com a competitividade global, as empresas continuam ávidas por profissionais de alta performance para superar seus desafios e metas. Portanto, selecionar, recrutar, treinar desenvolver e potencializar colaboradores em menor tempo e com resultados mensuráveis são metas diárias das empresas que possuem um RH Estratégico e Sustentável.

Tipos de Coaching
São vários tipos que atendem necessidades específicas, entre eles: Coach para executivos, empreendedores, alta performance profissional; financeiro; life coach; entre outros. E como o processo é personalizado, qualquer modalidade de Coaching atua de maneira transformadora na vida pessoal e profissional dos indivíduos. Os processos também contribuem para o fortalecimento e engajamento dos colaboradores, em especial, quando é de Equipe e o gestor participa com o grupo.

Vivenciar um processo de Coaching proporciona autoconhecimento, desenvolvimento profissional e pessoal, que geram riqueza de resultados para as empresas e oportunidades de aprimoramentos, aprendizados, e principalmente, o aculturamento do autodesenvolvimento contínuo.

O crescimento também é vertiginoso de profissionais autônomos, empresários, entre outras pessoas que procuram um coach, investindo em seu próprio desenvolvimento. Porém, quando estes processos são patrocinados pelas empresas, os colaboradores beneficiados se sentem valorizados e agradecidos pela oportunidade de desenvolvimento através de um processo de coaching personalizado.

Ideal e Real
No processo de Coaching de Equipe existe o ideal e real. No ideal sugiro 5 sessões individuais com cada colaborador, para posterior início de mais 5 sessões em grupo. No real, as sessões são adaptadas as necessidades da empresa.
Em média são 10 sessões, sendo 1h30 as individuais e 2h30 as em grupo.

Sessões Individuais
Utilizo ferramentas de análise comportamental, atitudinal e emocional, visando o autoconhecimento e preparar os coachees para as sessões em grupo.
Conhecer um pouco sobre a história de cada coachee, filosofia de vida, maneira de ser, agir, pensar, viver, seus sonhos, como se relacionam com os demais da equipe, entre outros fatores, contribuem, e muito, para o sucesso do Coaching de Equipe.

Sessões em Grupo
Na medida em que cada equipe possui características e necessidades específicas, utilizo um conjunto de conhecimentos, técnicas e ferramentas que visam solucionar conflitos, ruídos de comunicação, a prática do feedback e feedforward, entre outros recursos para maximizar a performance e acelerar as conquistas.
Com a ajuda de “perguntas poderosas” estimulo os coachees, a encontrarem dentro deles as respostas que eles e a equipe precisam para alcançarem seus objetivos pessoais e profissionais.

Reflexões
O Coaching de Equipe contribui com as trilhas do desenvolvimento das competências necessárias que os profissionais precisam para potencializar o A.C.H.E (Atitude, Conhecimento, Habilidade e Entusiasmo) individual e do time. Afinal, o ser humano é um eterno aprendiz e o seu desenvolvimento deve ser contínuo.

Para muitas pessoas Coaching é mais que um método de desenvolvimento pessoal e profissional, é uma nova maneira de ver a vida.

“No futuro todos os líderes serão coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado”. Jack Welch

 

HELENA RIBEIRO
Pós-Graduada em Gestão Estratégia Global de Negócios, pelo INPG – Bacharel em Administração de Empresas – PUCCAMP e Mestrado em andamento/UNICAMP. Formação em Coaching Executivo e Empresarial – Certificado pela ABRACEM e Analista DISC.

Empresária, fundadora da RAZÃO HUMANA Consultoria. Atua como Coach, Consultora Sênior, Palestrante, Escritora e Colunista. E especialista na aplicação da metodologia experiencial (TEAL).

Autora do livro: VOCÊ, a Águia e a Natureza – O Despertar Experiencial do VOCÊ S.A.
Autora do e-Book: Oito Competências do Profissional Águia –
Coautora dos dois manuais sobre COACHING.

Contatos:
RAZÃO HUMANA Consultoria e Assessoria.
PABX:(19) 3231 0491 e 9 9117 7089
Sede própria: Rua Dr. Quirino, 734 10º Cj. 101 Centro – Campinas-SP.
E-mail: diretoria@razaohumana.com.br 
Blog: http://www.helenaribeiro.com

Skype: razaohumana

Facebook

LinkedIn