Pesquisa sobre Coaching e Liderança


Durante o 27º CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento & Desenvolvimento), realizado em 2012, o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC – promoveu pesquisa entre 266 gestores e profissionais das áreas de Treinamento & Desenvolvimento e Educação Corporativa das maiores empresas do país. O estudo apontou que 100% desses profissionais consideram o coaching como uma metodologia efetiva para o desenvolvimento de lideranças.

 

O IBC acredita que o processo de coaching é capaz de fornecer base e conhecimento para que o Leader Coach possa exercer seu comando de forma eficiente e produtiva, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

 

O líder diferenciado não prioriza apenas os resultados, mas também a qualidade nas relações interpessoais e vê sempre novas possibilidades na evolução para si e para seus liderados. Esse tema evidencia-se quando se constata que 83% dos entrevistados disseram acreditar que o que há de mais importante em um líder é o foco nas pessoas e não só nos resultados.

 

A pesquisa também aponta a grande necessidade das empresas investirem em seu capital humano, já que 97% dos profissionais que participaram da pesquisa consideram que existe escassez de líderes do mercado e que 74% deles, que comandam suas empresas, não estão preparados para reter e desenvolver talentos. Além disso, quase 70% acreditam que os profissionais que ocupam os cargos de liderança não estão preparados para dar e receber feedback.

 

Entre os entrevistados, a pesquisa ainda revelou que 33% das pessoas acreditam que a principal competência que um líder precisa ter é uma comunicação efetiva com a sua equipe.

 
O coaching é considerado hoje a metodologia mais poderosa para o desenvolvimento de lideranças e a retenção de talentos.

 

Contudo, apenas 20% dos participantes da pesquisa afirmaram que os líderes de suas respectivas empresas utilizam o coaching como Filosofia de Liderança.

 

O líder deve ser agregador, deve compartilhar suas experiências e seus conhecimentos, para que, dessa forma humanizada, o Leader Coach use efetivamente as ferramentas do coaching para impulsionar a evolução dos colaboradores e, consequentemente, alcance os resultados esperados da empresa.

 

Dados relevantes da Pesquisa IBC:

 

  • 100% dos profissionais de Treinamento & Desenvolvimento e Educação Corporativa consideram o coaching como uma metodologia efetiva para o desenvolvimento de lideranças.
  • 83% dos entrevistados acreditam que o que há de mais importante em um líder é o foco nas pessoas e o coaching é a ferramenta que existe de mais efetiva para desenvolver pessoas.
  • 97% dos entrevistados consideram que existe escassez de líderes e, por isso, há uma grande necessidade das organizações em desenvolver seus líderes e preparar futuras lideranças.
  • 74% dos entrevistados afirmam que os líderes de suas empresas não estão preparados para reter e desenvolver talentos.
  • Apenas 20% afirmam que o coaching é utilizado em suas empresas como Filosofia de Liderança, ou seja, as empresas que têm os seus líderes com habilidade de coaching possuem um diferencial extremamente competitivo.

 

Caso queira conhecer mais sobre o coaching ou queira receber uma proposta, entre em contato com os consultores da Razão Humana Consultoria e agende uma reunião.