Plano de Sucessão Organizacional


Sucessao

Como um  Plano de Sucessão Organizacional nas empresas pode ser menos desgastante.

 

PLANO DE SUCESSÃO ORGANIZACIONAL

 

O  planejamento e a preparação para a conscientização da Empresa é fundamental para que as organizações se mobilizem na discussão do tema e que seus líderes, com  visão, trabalhem  em cooperação com os consultores, no diagnóstico dos perfis de seus sucessores com o objetivo de facilitar os procedimentos.

O processo de Plano de  Sucessão Organizacional  nas empresas  é complexo e delicado e, em alguns casos desgastantes, mesmo quando planejado.

O foco não é só o futuro de cada profissional, e sim, o futuro da organização.

 

O Plano de Sucessão Organizacional  é uma etapa importantíssima do Planejamento Estratégico de Recursos Humanos.

 

Objetivos

 

– Identificar e formar um “banco” de possíveis sucessores.

 

– Desenvolver um plano de ação para a transição de comando, visando decidir quais áreas estratégicas serão consideradas e que deverão ser ocupadas por meio de um programa de desenvolvimento das competências das lideranças com candidatos internos a sucessão vertical e horizontal, bem como seu Plano de T&D Estratégico.

 

– Garantir o sucesso de continuidade dos negócios, sem prejuízos e risco, assegurando a sustentabilidade da Empresa aos seus colaboradores, ao mercado e stakeholders.

 

– Assegurar a transparência e a divulgação do processo de transição para garantir os resultados previstos e elaborados

 

ESCOPO DO PROCESSO

 

  • Diagnosticar as necessidades para o Plano de Sucessão Organizacional
  • Analisar as Competências técnicas e comportamentais dos cargos de sucessão
  • Elaborar sistema de mapeamento das vagas identificadas
  • Mapear os profissionais talentos
  • Elaborar o Plano de Ação
  • Treinar as lideranças para junto com RH  implementarem  os processos com o  menor perturbação e desgaste possível
  • Entre outros

 

Elaboração do Cronograma e Suas Fases do Plano de Sucessão Organizacional

 

Razao Humana Consultoria  por meio de sua equipe de consultores apresentará sua metodologia de trabalho. Trata-se de um projeto personalizado para o Plano de Sucessão Organizacional, que contêm várias fases de um processo sucessório em organizações, considerando as  práticas de governança.

Ressaltamos que cada Projeto de Sucessão possuiu características próprias e que serão consideradas durante a elaboração do mesmo.

 

FASES

 

Fase 1: Reunião

 

Será somente com a equipe responsável pelo processo, para ajustes das fases do Plano de Sucessão Organizacional.

Carga horária: 04 horas

 

Fase 2: Identificação dos cargos que farão parte do Plano de Sucessão e os potenciais sucessores

 

As questões a serem respondidas pela direção e RH são necessárias para o levantamento da relevância e desdobramento das fases do processo sucessório, minimizando o impacto nos pares, nos subordinados, nas decisões estratégicas e, para o estabelecimento com sucesso do Plano de Sucessão.

Carga Horária: 16 horas.

 

Fase 3: Ferramentas

 

Cada potencial sucessor deverá preencher a ferramenta de perfil que será utilizada, de forma online.

 

Fase 4: Trabalho Pós-Work interno realizado pela Consultoria Razão Humana

 

Análise dos resultados das entrevistas, devolutivas da ferramenta de Assessment.

Carga horária: 02 horas por profissional.

 

Fase 5: Elaboração do Plano de Ação para cada Sucessor e do Grupo

 

Serão mapeados todos os potenciais sucessores a partir da Descrição de Cargo, da Avaliação de Desempenho, das Competências, da análise da ferramenta aplicada e da Devolutiva.

Feita esta compilação de dados, elabora-se o Plano de Ação Individual e do Grupo.

Carga horária: 02 horas por potencial sucessor

Plano de Ação do Grupo: estima-se 06 horas

 

Fase 6: Entrega do Plano de Ação

 

Reunião com a equipe responsável pelo processo para entrega do Plano de Ação que orientará na continuidade do Projeto de Sucessão, cronograma e sugestão do trabalho de consultoria que se julgar necessário.

Carga horária: 4h00 

 

Fase 7: Treinamento da liderança

Desmistificar junto à Liderança o que é preparar potenciais sucessores e quais são as responsabilidades de cada Líder.

Carga horária: 16 horas por turmas de 15 participantes.

Portanto, planejamento e preparação da conscientização é fundamental para que as organizações se mobilizem na discussão do tema e que seus líderes, com  visão, trabalhem  em cooperação com os consultores, no diagnóstico dos perfis de seus sucessores com o objetivo de facilitar os procedimentos.

 

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