Treinamentos Vivenciais – TEAL


Treinamentos Vivenciais – TEAL

Rumo aos 20 anos de mercado, a Razão Humana Consultoria é uma das pioneiras dos Treinamentos Vivenciais Empresariais ao Ar Livre, mais conhecido como TEAL. Atendemos inúmeras empresas em todo o território nacional com programas diferenciados. Na RAZÃO HUMANA CONSULTORIA, os Treinamentos são customizados de acordo com as necessidades de cada empresas. Os Treinamentos Vivenciais são também conhecidos como Treinamento Experiencial, Team Building Vivencial, Outdoor Training ou TEAL,

Já aplicado para mais de 18 000 profissionais de diversos cargos e áreas.

Segurança

Razão Humana Consultoria é minuciosa na avaliação para a prática das atividades de vivenciais que depende da atuação de um fornecedor técnico. Como por exemplo: Rafting Empresarial, Trekking Corporativo, Dragon Boat; Estratégias Militares, Time de Elite, War Games, Regata Oceânica, Canoa Havaiana, Off Road, entre outros formatos.

Nestes casos, o responsável técnico da equipe Razão Humana Consultoria em conjunto com os consultores avaliam todas as normas técnicas e de SEGURANÇA. São avaliados nível de dificuldade das atividades, certificações dos equipamentos, conhecimento e preparo técnico da equipe, entre outros. Alguns requisitos são fundamentais para adaptação destas atividades para aplicação em Treinamentos Vivenciais ao Ar Livre (TEAL). Prezamos a segurança e qualidade dos serviços prestados pela Razão Humana Consultoria. Para tanto, durante a customização o consultor se reúne com a equipe técnica para alinhar os objetivos e conteúdo do Programa com as atividades x perfil da equipe etc.

Conheça um pouco mais sobre os diversos Treinamentos Vivenciais da Razão Humana Consultoria:

 

Conheça também o programa mais demandado e aplicado pela Consultora Helena Ribeiro

Atitudes Vencedoras

 

 

TELEJORNAL & World Café


A atividade do TELEJORNAL & World Café é inovadora e surgiu dos resultados das vivências sobre criatividade e inovação colocados em prática há mais de 16 anos de atuação da Consultora Helena Ribeiro com Team Building Vivencial, incluindo técnicas do Design Thinking, World Café, Oficinas de Cocriação, entre outras experiências.

OBJETIVO
Inspirar, inovar e estimular o time a participar de uma rodada de Brainstorming, Writestorming, com foco nos objetivos do Team Building com sugestões factíveis e aplicáveis na gestão empresarial;
Explorar as técnicas de Design Thinking, World Café, Cocriação para criação inovadora do Telejornal e obtenção de resultados tangíveis e intangíveis no curto, médio e longo prazo;
Valorizar o Capital Intelectual e Humano dos participantes ouvindo suas sugestões e ideias para melhor e maior produtividade;
Ter uma visão ampliada e participativa da empresa, (privada, gestão pública, mista ou terceiro setor) como um todo para a alta performance das equipes;
Somar com outras técnicas correlatas de oficinas de cocriação que exploram às potencialidades criativas individuais e de equipe, para compor o modelo que será customizado pela Consultora Helena Ribeiro, as necessidades de cada cliente.

APLICABILIDADE DO TELEJORNAL
Excelente atividade para obter sugestões de melhoria vinda das equipes para minimizar recursos e maximizar resultados.
Valorizar as ideias e sugestões de melhoria do capital intelectual e humano;
Processos de mudanças organizacional e readequação de funções;
Gestão de Relacionamento e fortalecer o Espírito de Equipe;
Melhorar a performance dos processos internos e potencializar resultados;
Conquistas de novos mercados e clientes;
Contribuição para construir Matriz de SWOT, PDC, BCG, entre outras;
Ações de Planejamento Estratégico, principalmente em momentos de crises;
Criatividade e Visão de Novos Cenários do Mercado Futuro;
Estimular os sistemas de cocriação e ações colaborativas com colaboradores, parceiros e clientes;
Redução de custos operacionais e/ou readequação por centro de custos;
Telecomédias para diversos temas Empresariais;
Semana da SIPAT e programas de Qualidade de Vida;
Entre outros.

Existem vários formatos de aplicabilidade do Telejornal. Entre em contato  e obtenha mais informações.

Metodologia Treinamento Vivencial


Metodologia Treinamento Vivencial possui abordagem diferenciada na RAZÃO HUMANA.

Histórico no Brasil: 

No Plano Collor em 1990 as perspectivas dos empresários eram desmotivadoras e infelizmente muitas empresas “fecharam as portas”. Foi nesta época que surgiu a metodologia experiencial no Brasil, também conhecida como Treinamento Vivencial, Outdoor Training e (TEAL), a qual foi aderida gradativamente pelas grandes empresas. Devido aos ótimos resultados em uma década, a metodologia foi consolidada e inclusa como importante ferramenta de T&D/RH.

  • Modelo Andragógico que explora as experiências dos participantes.
  • Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV).
  • Linguagem multidisciplinar alinhada às necessidades da empresa, com  abordagem emocional, cognitiva, PNL, aprendizado experiencial e foco nas situações das organizações e da vida.

A estrutura do programa é desenvolvida através de:

Diagnóstico: Reunião de briefing com gestor(es) responsável(eis) para adequação do conteúdo programático, definições das atividades/dinâmicas x analogias, que serão alinhadas às necessidades da empresa e resultados esperados.
Conteúdo de abertura: O Programa é conduzido pelo Consultor especializado na metodologia experiencial, que será responsável pela customização do mesmo e que abordará os objetivos.
Aplicação das Dinâmicas Indoor e ou Atividades Vivenciais ao Ar Livre: Consultor(es) e/ou Facilitador(es) especializado(s) na metodologia experiencial e organizacional, sendo um profissional conduzindo cada equipe de aproximadamente 25 pessoas.

Debriefing: Após cada vivência há reflexões conceituais, analogias e de resultados. É o momento da consolidação dos links com os objetivos almejados, que são fundamentais na aplicação da metodologia experiencial.

Plenária de fechamento: Realizada pelo Consultor junto a equipe para as conclusões gerais e aplicabilidades do treinamento, a partir das competências e resultados esperados.

Pós treinamento: Devolutiva com o gestor responsável e área contratante.

Relatório dissertativo (opcional): Realizado pelo(s) consultor(es)  com base nos resultados da participação do time, avaliações comportamentais dos participantes, entre outros fatores que são minuciosamente acordados na customização do que deverá ser observado etc. Ideal para processo de seleção de training, avaliação de performance para futuras promoções etc.

ALGUNS RESULTADOS da Metodologia Treinamento Vivencial (TEAL)

  • Cria um envolvimento, comprometimento e entusiasmo junto aos participantes, que apóiam o desenvolvimento contínuo individual e da equipe;
  • Potencializa a troca de experiências entre o time e áreas no dia-a-dia;
  • Sensibiliza para superação de desafios e metas de maneira sinérgica;
  • Promove a autorreflexão e reflexão da equipe com relação às atitudes e comportamentos que refletem na obtenção de melhores resultados;
  • Potencializa os indicadores de resultados nos relacionamentos intra e interpessoais, que englobam as demais competências de um profissional “águia” de alta performance, através da conscientização individual e de equipe;
  • Estende o aprendizado e troca de conhecimentos obtidos nas vivências para a vida profissional e pessoal;
  • Os debriefings, após cada atividade vivencial, auxiliam o time na auto reflexão de: Como estou? Para onde vou? E onde quero chegar?.
  • Todas as reflexões refletem no individual e nos objetivos que a empresa tem para aquele time, entre outros resultados obtidos.

Assista o vídeo e conheça um pouco mais sobre nossa metodologia de trabalho.

Programa VOCÊ, a Águia e a Natureza


O Programa VOCÊ, a Águia e a Natureza foi criado pela Consultora Helena Ribeiro e possui vários módulos de Treinamentos Vivenciais ao ar livre ou com diversas dinâmicas aplicadas em Team Building indoor ou outdoor.
Programa mais demandado!!! Mais de 16.000 pessoas experimentaram alçar novos voos!  Experimente também! 

Nesta era de competitividade global, o profissional deve estar sempre atualizado e um passo à frente, desenvolvendo-se e preparado para situações inesperadas. Estar atualizado é estar pronto para entrar em ação sempre e ser o melhor dos melhores!

Em síntese as organizações investem no desenvolvimento do capital humano e esperam como retorno maior competitividade e melhores resultados. Sempre!

Para auxiliar as empresas nesta meta, a Consultora Helena Ribeiro e a equipe de Consultores da Razão Humana utilizam a metodologia experiencial (TEAL) e tem aplicado para diretores, gestores e equipes operacionais.

Nestes anos anos foram tantos cases e troca de experiências, que os excelentes resultados inspiraram a Consultora Helena Ribeiro a escrever o livro VOCÊ, a Águia e a Natureza, lançado em 2008 na 20º Bienal Internacional do Livro e a segunda edição revisada em 2009.

Entre os módulos está o Treinamento Vivencial Atitudes de Times Águias, onde a Consultora Helena Ribeiro aborda a importância do VOCÊ comprometido com as competências de uma equipe de performance, foca a Natureza humana (intrapessoal e interpessoal), explora as virtudes da Águia, que por possuir tantas qualidade é chamada de “rainha dos ares”. Portanto, os profissionais podem se inspirar nela para desenvolverem as diversas competências que necessitarem ao longo de suas carreiras, potencializando o A.C.H.E. (Atitude, Conhecimento, Habilidades e Entusiasmo) individual e do time, e sem medo de alçarem novos voos.

Assista o vídeo Institucional do Programa VOCÊ, a Águia e a Natureza com fotos de vários módulos de treinamentos vivenciais.

Também no link http://www.youtube.com/watch?v=o-ajtO2fWpQ consta um lindo e emocionante vídeo clipe “O Despertar da Águia em VOCÊ.”
Entre em contato com a Consultora Helena Ribeiro, pois será um prazer apresentar as opções de treinamentos temáticos do Programa VOCÊ, a Águia e a Natureza, entre eles.

          • Atitudes de Times de Águias

  • • Visão de um Time de Águias
  • • Atitudes de Um Líder Águia

           • SuperAção de um Time de Águias

           • O Despertar da Águia no Time

• A Visão 360ª  da Liderança de Alta Performance 

• Entre outros.

Treinamentos de Equipes Vivenciais ou In Company


O Programa de Equipes Vivenciais ou in Company, também conhecido com Team Building, oferece um leque de opões com a oportunidade de desenvolver competências, habilidades e atitudes de forma lúdica e focada em resultados.

 

 

Treinamentos de Equipes Vivenciais ou in Company, estrutura do Programa

 

 

Abordagem conceitual, temática, filmes, exercícios práticos, sequência de dinâmicas de grupo motivadoras, entre outras, para desenvolvimento de equipes de alto desempenho ou performance.

 

 

Dinâmicas e Games

 

A Razão Humana Consultoria possui um leque de mais de 50 dinâmicas e/ou games empresariais que podemos incluir não só nos treinamentos, mas também durante a realização e/ou implatanção de projetos de Consultoria In Company, Programas de Treinamento e Desenvolvimento contribuindo assim para melhor aplicabilidade dos programas.


Os Consultores da Razão Humana Consultoria formam uma equipe composta por mais de 50 profissionais com diferentes experiências organizacionais adquiridas ao longo dos anos nos diversos cargos exercidos, principalmente na alta direção.

 

Tais conhecimentos somados a mais de 15 anos de atuação em Consultoria, Treinamento e Desenvolvimento em diversos projetos para empresas e órgãos públicos dos mais diferentes segmentos, nos permitem apresentarmos ideias e soluções inovadoras, com foco em indicadores de resultados, metas e na alavancagem dos negócios.
Assim, nossa Consultoria preserva a qualidade e atende o cliente de forma personalizada, sendo que os trabalhos são feitos a partir da sua realidade, dando ênfase na aplicabilidade e praticidade do que é analisado e discutido, com soluções focadas em produtividade e lucratividade.

Rafting Empresarial


Rafting Empresarial é um treinamento empresarial Outdoor Training maravilhoso, é uma das técnicas em que o espírito de equipe se consolida.

 

A programação do Rafting Empresarial é voltada para a integração, trabalho em equipe, motivação, liderança, comunicação, quebra de paradigmas, superação dos limites individuais e de equipes. Sensibiliza os participantes para os desafios empresariais, mudanças globais, criando sinergia com os objetivos, metas e resultados.

 

Todos podem participar do Treinamento Vivencial com Rafting Empresarial, pois customizamos cada programa ao perfil do grupo, e se necessário, aplicamos uma metodologia especial incluindo uma palestra sobre medos: reais, psicológicos, imaginários, entre outros.

 

Usamos uma Metodologia especial para a prática do Rafting Empresarial. Há mais de 16 anos aplicamos vários formatos de treinamentos com Rafting Empresarial e com médias nas avaliações por turma superiores a 9.6.

 

Os conteúdos expositivos são definidos na customização e intercalados com as atividades, que apóia o consultor nos fechamentos, links e reflexões dos grupos com relação às atitudes e comportamentos individuais e equipes, que contribuem para os resultados de uma equipe de performance.

 

Rafting Empresarial potencializa diversos formatos de treinamentos vivenciais de equipes com uma atividade inusitada, que proporciona excelentes resultados, sendo uma excelente ferramenta que contribui no aprimoramento do A.C.H.E (Atitude, Conhecimento, Habilidades e Entusiasmo) do profissional competitivo na era dos “autos”: autodesenvolvimento, autoconhecimento, automotivação, autogestão, auto-realização, auto-estima, autogestão, autocontrole com foco nos resultados em equipe.

 

A Consultora Helena Ribeiro escreveu um artigo sobre A Razão e a Emoção do Rafting Empresarial nos Programas de T&D.

 

Leia o artigo clicando no link abaixo

 

http://www.razaohumana.com.br/razao-e-emocao-do-rafting-empresarial-nos-programas-de-td/

 

Veja também galeria de fotos:

 

http://www.razaohumana.com.br/treinamento-rafting-empresarial/

Vídeo de treinamentos vivenciais com acompanhamento de jornalistas, TV Globo, entre outros. Foram treinamentos realizados  anteriores ao ano de 2004.

Dinâmicas Musicais


Dinâmicas Musicais – Programa Sons & Vínculos

 

Razão Humana apresentou Case de T&D com Dinâmicas Musicais no CONARH – Leia mais

 

 

As Dinâmicas Musicais são envolventes, lúdicas e reflexivas, elas permitem analogias entre melodia, ritmo, voz e harmonia, nos diversos elementos da organização e da vida. A música tem o poder de internalizar conceitos, aflorar sentimentos humanitários, promove a integração, o trabalho em equipe, sinergia e sintonia super afinada.

 

Especial: Criação de música com uma melodia/letra a partir da filosofia da Empresa, tema de um evento, construção de jingle, entre outros. Formação de fanfarra com sucatas, poucos recursos, muita criatividade, interatividade e excelente resultados.

 

Dinâmicas Musicais compõe diversos formatos do Programa Sons & Vínculos, muito envolvente, motivador e conteúdos  customizados pela Consultora Helena Ribeiro, em conjunto com o músico e maestro José Renato, de acordo com os objetivos e competências de cada treinamento ou evento empresarial.

 

Lúdicas e inusitadas as Dinâmicas Musicais e Orquestra de Mangueiras ou de Garrafas permitem analogias em diversos programas de T&D, RH,  eventos empresariais e projetos educacionais.

 

Dinâmicas Musicais

 

O comprometimento do time para alcançar uma meta é abordado no início do trabalho. As dinâmicas, os movimentos, a percepção  rítmica são exploradas no programa.

 

Esta experiência mostra que um trabalho de equipe necessita de alguns princípios para alcançar resultados: objetivos – disponibilizar informações – estabelecer como, onde, quando e quem faz o quê – atuar de forma planejada – orientar, ensinar e treinar. União, crescimento do time, comprometimento com o melhor do melhor, regada de entusiasmo, motivação, inovação, sinergia e execução para a formação inusitada da Orquestra com Mangueiras e Coral da  empresa.

 

As Dinâmicas Musicais são uma excelente opção para Team Building Vivencial com equipes numerosas, tais como: Convenções de Vendas, Kick off; Operacional Chão de Fábrica, Semana da SIPAT, Qualidade de Vida, Convenções Temáticas, Congressos, entre outros.

Orquestra de Garrafas ou Mangueiras


Orquestra de Garrafas ou Mangueiras é mais um dos programas inovadores da Razão Humana, garantindo resultados, pois já foi aplicado em muitas empresas, Case no CONARH, Case no Congresso de Petróleo no Canadá e tema de Dissertação de MBA na FGV.

É o diferencial no seu evento, convenção, congresso, entre outros eventos corporativos.

Imagine sua equipe se transformar em uma Orquestra tocando temas de Beethoven, Luiz Gonzaga, um Tradicional Jazz, entre outras músicas.

A Orquestra de Garrafas ou Mangueiras é formada utilizando como instrumento mangueiras de jardim ou  garrafas pet que são calibradas com água. Os participantes são distribuídos em grupos e cada um treina uma das cinco notas musicais, de acordo com a calibragem dos instrumentos. Após orientações do Maestro e um pouco de treino, a equipe emite notas afinadas, formando uma linda Orquestra de Sopro.

INOVAÇÃO:

Inovamos com uma nova forma de aplicar a Orquestra de Garrafas e criamos com mangueiras de jardim. É um novo programa que inclui a inovação e criação como foco em resultados, pois os grupos constroem cinco notas musicais com recursos fornecidos pela Razão Humana e destes instrumentos formam uma Orquestra de Sopro de Alta Performance.

Alegre, divertida, motivadara, inovadora e muito envolvente, esta Dinâmica Musical é muito rica, atingindo excelentes resultados em tão curto tempo.

Competências:

Pode-se trabalhar diversos conceitos de equipe, entre eles: sinergia, foco, objetivos, integração, motivação, comunicação, resultados, metas, entre outros. Tudo isso tocando e cantando.

Carga Horária:

Entre 1h00 e 4h00 junto com a Orquestra de Garrafas ou Mangueiras, o grupo também pode formar um coral com uma música criada especialmente para a empresa, tocar percussões com sucatas, entre outros instrumentos musicais. Para programas com a criação da música da empresa a carga horária é de 8h00.

Leia o artigo que a Consultora Helena Ribeiro escreveu sobre Qual a Música da sua Empresa?  http://www.razaohumana.com.br/qual-e-musica-da-sua-empresa-2/

Brinde:

Como brinde pós-evento é entregue a gravação em MP3. Posteriormente, a empresa envia aos participantes ou edita um vídeo clipe com as imagens da Orquestra de Sopro em ação.

Assista um vídeo institucional com cenas da Orquestra de Garrafas e diversas dinâmicas musicais.

Jantar Compartilhado


 

 

Jantar Compartilhado com vários formatos de Dinâmicas Gastronômicas, é mais uma forma deliciosa de Team Building Experiencial.

 

Cozinhar está na moda, relaxa, une famílias e amigos e porque não os colaboradores? Além de ser uma delícia para quem pratica e aprecia a arte. Para os leigos, é uma oportunidade de iniciar uma nova aventura e depois partilhar com a família e amigos.

 

Os participantes, principalmente os homens, adoram incorporar o estilo “Mestre Cuca”.

 

Na Dinâmica Gastronômica e Jantar Compartilhado cada equipe prepara parte do jantar, entradas, saladas, decoração e prato principal, com maior ou menor envolvimento das equipes. Dependendo da infra do local a ser realizado.

 

OBJETIVO

 

Proporcionar aos participantes uma atividade de integrAção que explora a criatividade individual e das equipes. Cada grupo recebe para o jantar “visitas especiais”, ou seja, as outras equipes. É uma atividade dinâmica, criativa, com muita integração e super deliciosa.

 

Os eventos preparados pelos profissionais da Razão Humana Consultoria e chefs são motivadores e entusiasmam os participantes aos sabores, aromas, tudo com o maior espírito de equipe.

 

Customizamos o evento de acordo com as necessidades de cada empresa e, dependendo do programa, podemos incluir a Dinâmica Gastronômica e Jantar Compartilhado como uma excelente atividade de integração da equipe e conhecimento gastronômico de valor agregado.

Além de muito prazerosa, a Dinâmica Gastronômica e Jantar Compartilhado, é de muita integração e motivação. Afinal, os participantes incorporam o lado “mestre cuca” e isso reflete 100% nos deliciosos sabores.

Também atuamos no estilo “MasterChef”, aula show, entre outros formatos, onde customizaremos o programa de acordo com a infra do local x objetivos do team building.

Veja no link MasterChef Razão Humana o post sobre o acompanhamento do Jornalista Josué de Menezes na realização do Jantar Compartilhado realizado para a empresa Videojet.

Entre em Contato conosco e leve este Team Building também para o seu evento.

http://www.jantarcompartilhado.com.br/

http://www.dinamicagastronomica.com.br/

Team Building Construção da Ponte


 

Team Building Construção da Ponte, essa atividade desenvolve competências, habilidades e atitudes de forma lúdica, muito criativa e vivencial.

 

Aplicabilidade

 

Esse Team Building pode ser aplicado Outdoor ou Indoor, podendo incluir outros jogos no programa.

 

Estrutura Team Building

 

As Competências a serem trabalhadas serão alinhadas na customização do programa.

 

Objetivos

 

Esta Dinâmica estimula a reflexão sobre a cooperação interna, surgimento de liderança, necessidade de um planejamento e desenvolvimento da habilidade de se trabalhar verdadeiramente com o outro em um exercício crescente de percepção do objetivo coletivo x objetivo individual.

 

O objetivo e processamento estão focados nas atitudes do grupo diante do planejamento, organização, comprometimento,  reconhecer a verdadeira responsabilidade do início, meio e pós trabalho.

 

Desenvolver  a percepção da importância do foco no TIME e tirar o foco do “EU”.  Assim como também flexibilidade para mudar diante de novas soluções frente ao problema, alocação correta de recursos, desperdício de tempo com tudo que não agrega, qualidade e cuidados com o trabalho em equipe (aceitação x rejeição do outro e comprometimento com o time).

 

Experiência

 

O ambiente lúdico remete os participantes a desafios nos quais o grupo é dividido em equipes, sendo que cada um tem que construir uma ponte, exercitando várias competências até atingir seu objetivo. Cada participante tem uma função definida e deve exercê-la com competência para a equipe atingir o resultado.

 

Existem várias formas de aplicabilidade, entre em contato conosco e solicite maiores informações.

Trekking Empresarial


Trekking Empresarial, Enduro a Pé Corporativo ou Rally de Regularidade Empresarial.  É uma caminhada em trilhas com uso de mapas, bússolas, obstáculos naturais, vários desafios e games em uma prova de regularidade e não de velocidade. Nos treinamentos Outdoor Training ou eventos empresariais com Trekking Empresarial, o programa é customizado sob medida, por um dos consultores da Razão Humana Consultoria, aos objetivos de cada treinamento e competências pré-estabelecidas.

 

Trekking Empresarial pode ser aplicado em diversos locais e as atividades são acessíveis a todos os perfis de pessoas. Todas as provas são de regularidade e não de velocidade e as atividades são monitoradas por profissionais especializados, respeitando rígidas normas de segurança, do participante e da natureza.

 

Excelente atividade de Outdoor Training para diversos programas de T&D/RH, sendo:
Liderança, trabalho em equipe, integração, motivação, planejamento, estratégia, vendas, TI, projetos de implantação de Sistemas, etc.

 

Módulos Especiais:

 

Formação de Multiplicadores internos para implantação de  projetos diversos, dentre eles:  SAP, Certificações de ISO e Conscientização ambiental em sustentabilidade empresarial, entre outros.

 

Durante o percurso mapeado antecipadamente, os participantes percorrem trilhas com obstáculos naturais guiados por planilhas de navegação e bússolas para superarem os desafios e games inclusos durante o trekking empresarial.

 

No decorrer da realização do Trekking Empresarial, os PC’s – Postos de Controle – fazem a checagem do tempo de cada grupo, apontando se os mesmos estão cumprindo o planejado, se estão “adiantados” ou “atrasados”. Os monitoramentos dos Pc’s são controlados por chips eletrônicos ou GPS que apuram a performance de cada grupo e o resultado global da equipe.

 

Durante o Trekking Empresarial podemos mesclar várias dinâmicas no percurso, que serão definidas após o mapeamento da trilha e durante a customização do Programa.

 

Entre em contato com a Razão Humana e solicite mais informações ou uma visita.

Outdoor Training Tropa de Elite


Outdoor Training Tropa de Elite é um programa com Estratégias Militares e possui vários formatos, entre eles o Time de Elite. Todos são customizados especialmente para cada empresa e o contexto do cenário militar é alinhado de acordo com os objetivos de cada demanda.

 

Em suma, Outdoor Training Tropa de Elite é aplicado com base conceitual de Estratégias Militares, a equipe participa de um treinamento vivencial a partir de técnicas, táticas, equipamentos, espaços físicos apropriados, que são conduzidos pelo Consultor e profissionais ex-militares e que criam “um clima” apropriado.

 

Normalmente os programas denominados de “pelotões” ou Tropas, onde participantes  traçam suas estratégias de inteligência, defesas e ataques. Todos os programas são aplicados por ex-militares, inclusive o Consultor que conduz o treinamento, que é customizado especialmente para cada empresa.

 

Algumas competências chaves e objetivos do Outdoor Training com Estratégias Militares, entre eles: Planejamento, Estratégia, Liderança, Comunicação, Integração, Foco, Motivação, Desafio, Criatividade, Superação, Determinação, Competitividade x Concorrência, Empreendedorismo, entre outras.

 

Com Estratégias Militares temos alguns Programas Outdoor Training, tais como:

 

  • Tropa de Elite;
  • Time de Elite;
  • War Game (Jogos de Guerra);
  • Outddoor Training com as Estrátegias de Negócios da Arte da Guerra;
  • Conquistas de Territórios e Acidentes Capitais – Tropa de Elite;
  • Sobrevivência na Selva -Especial para Executivos;
  • Sobrevivência na Selva – Especial para Vendedores;
  • Sobrevivência da Liderança – Especial para Liderança de Elite;
  • Outdoor Training – Os Caminhos dos Guerreiros  – Time de Elite;
  • Outdoor Training com Os Sete Princípos do Bushido – Time de Elite;
  • Entre outros.

 

Complemento: Solicite-nos os Programas dos diversos Treinamentos.

Construção de Embarcação ou Balsas


Construção de Embarcação ou Balsa é uma atividade de Outdoor Training muito rica em conteúdo e uma excelente opção para Team Building Vivencial.

 

Formas de Aplicabilidade

 

Há várias maneiras de aplicação da Construção de Embarcação ou Balsas e todas serão apresentadas na reunião de breafing ou customização do Programa de acordo com os objetivos, carga horária disponível, entre outras informações.

 

Enfoque da Atividade:
Nesta atividade os participantes literalmente fazem um protótipo e testa o mesmo na prática, o desenvolvimento de um produto. Os participantes navegam no produto que criaram desde o desenho do projeto inicial, suas fases até concluir o processo e navegar “nas balsas” em busca da meta que será estipulada na customização.

Desenvolvimento da Técnica:
Os participantes têm como objetivo elaborar o projeto, fazer o diário de bordo onde será lançado os processos, construir as embarcações (15/20 pessoas em média para cada Balsa), para que possam navegar com uma tripulação e resgatar dividendos para sua equipe através do produto criado.

Aprendizados
Processo de PDCA completo (Plan, Do, Check, Adjus), satisfação e frustração, compras e vendas, negociação, busca de patrocinadores, entre outras variáveis que possibilitem ao aprendizado em geral.
Os participantes nesta dinâmica aplicam todos seus conhecimentos de gestão de negócios, planejamento, estratégias, lançamento de produto, além de vivenciarem cenários de muitas mudanças e serem obrigados em questões de segundos a se adaptarem e facilitarem os trabalhos de outrem.

Segurança

 

Respeitamos rigorosamente as regras de segurança para aplicação dessa atividade, que é muito envolvente, sinérgica e que gera excelentes resultados.

 

Outdoor Training de Offroad


Outdoor Training de Offroad pode ser realizado com Jeep 4×4 ou  com carros 1.0, entre outros veículos.

 

O escopo geral do Programa é semelhante ao Enduro Corporativo, porém, ao invés das pessoas estarem a pé, estarão realizando a atividade com Jepp ou carros.

 

As trilhas para o Offroad são mapeadas especialmente para cada evento e os participantes usam mapas, bússolas, planilha de navegação para transpor obstáculos naturais e artificiais. Vários desafios e games são alinhados na customização, para realizarem uma prova de regularidade e não de velocidade.

 

Todas as atividades podem ser controladas por chips eletrônicos para apuração dos resultados.

 

Para o Offroad, também conhecido como Rally Offroad 4×4, haverá um condutor especializado e três participantes por carro, com papéis definidos aos objetivos do programa.

 

Todos os aspectos de comportamento serão vivenciados através das situações que ocorrerão durante a expedição em trilhas escolhidas com graus de dificuldades variáveis.

 

Todos os obstáculos, objetivos e tipo de trajeto serão desenvolvidos pela equipe técnica sob a coordenação do consultor.

 

A paisagem compõe um cenário deslumbrante, incluindo trilhas mais pesadas onde existem fortes atoleiros, subidas e descidas extremas, travessias de água (riachos e lagoas), construção de pontes móveis, remoção de obstáculos na trilha (árvores, pedras, etc).

 

Visando integrar os participantes, há uma divisão de atribuições e responsabilidades entre todos. Desta forma, conseguimos criar um alto grau de comprometimento e dependência mútua.

 

ap-up final com a amarração dos conceitos.

De acordo com o objetivo da expedição do Offroad, os grupos podem ser divididos entre: Liderança Rotativa, Navegadores, Balizadores, Comunicadores, Logística, Suprimentos, Rastreadores e “Zequinhas” (serviços braçais).

 

Outdoor Training com Veleiros


Outdoor Training com Veleiros na Razão Humana pode ser realizado no Guarujá ou em Angra dos Reis.

 

O Programa com Veleiros, também conhecido como Regata Oceânica, é customizado especialmente para cada empresa. Em forma de regata entre equipes, os participantes ocupam posições de tripulantes e assumem funções específicas, conduzindo os veleiros. A bordo do veleiro há um Instrutor (Skipper) responsável pelas orientações técnicas e um consultor da Razão Humana.

 

Competências:

 

Planejamento, estratégia,  trabalho em equipe, divisão de tarefas e interdependência, mudanças externas sob pressão, imprevistos, entre outras.

 

O mar é um excelente ambiente para realização também de outras atividades vivenciais como Canoa Havaiana e Dragon Boat,  que transforma seu evento em uma experiência lúdica, inesquecível e com glamour.

Dragon Boat


Dragon Boat

Dragon Boat é uma atividade aquática trazida da China. Trata-se de uma embarcação a remo para 22 pessoas, representando o verdadeiro trabalho de equipe em total sinergia.

Simbolicamente a embarcação Dragon Boat foi condecorada com a imagem do dragão chinês, que representa “mudança”, por resumir a força de vários outros animais atrelados ao processo de transformação.

Fartura, prosperidade, sabedoria e soberania são também alguns dos aspectos refletidos na imagem do dragão chinês. A sinergia é enfatizada em todos os treinamentos, palestras, reuniões e demais compromissos corporativos através da frase “Estamos todos no mesmo barco”.

Frase que é utilizada pela empresa que focaliza a união e força de seu time com o objetivo de alcançar as metas e obter melhores resultados.

A programação desta atividade sintetiza as competências envolvidas nos processos de formação, aprimoramento e capacitação de equipes de colaboradores, fornecendo a vivência dos modelos de uma liderança eficaz e do conjunto de esforços para alcançar metas ainda mais desafiadoras.

Ação, cooperAção, superAção, motivAção, sinergia, liderança, direção, ritmo, trabalho em equipe, foco nos resultados, disciplina, entre outras, são competências exigidas dos participantes para atingirem os resultados.

A Razão Humana Consultoria inova e inclui essa atividade como ferramenta aos programas de treinamentos e team building com aplicação de metodologia experiencial, ressaltando que o programa explora o potencial da atividade, suas competências, as características/simbologias do dragão e principalmente promove a customização conceitual às necessidades de cada empresa.

 

Outros Programas Vivenciais


Outros Programas Vivenciais, além dos citados no site, a Razão Humana tem um leque de opções de atividades vivenciais e de esporte aventura para incluir em programas de treinamentos empresariais, sendo que cada um tem seu potencial maior como pano de fundo dos conteúdos expositivos que compõem os diversos programas de treinamentos vivenciais.

 

 

Outdoor Training formatado com Circuito de Desafios, entre eles: Moicanos, Construção de Embarcação, Teia, Falsa Baiana, etc.
• Workshop Desafios da Liderança x Mercado Competitivo
• Workshop de Vendas x Os Desafios do Mercado
• Time de Elite – com Estratégias Militares
• Sete Princípios do Bushidô
• Programa de Integração de Equipes em processo de fusão de empresas
• Outdoor Training com Canoa Havaiana
• Outdoor Training com Paintball Empresarial
• Outdoor Training com Dragão Boat
• Entre outros

 

Ressaltamos que durante o diagnóstico com os gestores de T&D e responsável pela equipe a ser treinada, o consultor apresenta a metodologia da Razão Humana Consultoria e sugestões de acordo com os objetivos apresentados e resultado esperados, pois todas as atividades são emocionantes e motivadoras, despertando nos profissionais a importância do desenvolvimento contínuo do ser humano para fortalecer cada vez mais o espírito da equipe dentro das organizações e potencializar a sinergia do time.

 

 

Conheça a Orquesta de Garrafas

Equipe Técnica e Sistema de Segurança


A importância da Equipe Técnica e Sistema de Segurança

 

EQUIPE TÉCNICA

 

Na divisão Treinamento Experiencial ao Ar Livre, conhecida também como Outdoor Training, (TEAL) e Treinamento Vivencial ao Ar Livre, a Razão Humana Consultoria conta com uma equipe especializada e treinada especialmente para a aplicação da metodologia experiencial.

 

Atuamos em âmbito nacional e internacional e para melhor viabilização dos Programas oferecidos pela Razão Humana Consultoria, possuímos dezenas de dinâmicas, jogos e atividades vivenciais de fácil montagem técnica e transporte, o que nos possibilita atendimento em qualquer cidade e/ou estado sem onerar os orçamentos para treinamentos  vivenciais entre outros eventos empresariais.

 

SEGURANÇA

 

A Razão Humana Consultoria é minuciosa na avaliação para a prática das atividades de esporte aventura que depende da atuação de um fornecedor técnico, como por exemplo: Rafting Empresarial, Trekking Coorporativo, Dragon Boat; War Games, Regata Oceânica, Canoa Havaiana, Off Road, entre outras.

 

Nestes casos, o responsável técnico da equipe Razão Humana Consultoria em conjunto com os consultores avaliam todas as normas técnicas e de SEGURANÇA, nível de dificuldade das atividades, certificações dos equipamentos, conhecimento e preparo técnico da equipe, entre outros requisitos que são fundamentais para aplicação de um Treinamento ao Ar Livre (TEAL), com segurança e qualidade dos serviços prestados pela Razão Humana Consultoria.

 

Para tanto, durante a customização o consultor se reune com a equipe técnica para alinhar os objetivos e conteúdo do Programa com as atividades x perfil da equipe.

 

Durante a customização de todos os  treinamentos  vivenciais com atividades de esporte aventura, também podemos nos reunir com o Técnico de Segurança do cliente, para que ele possa se certificar de que todas as normas de segurança estão sendo respeitadas. Afinal, SEGURANÇA é primordial e durante todos estes anos nos previniu de acidentes.

Team Building Vivencial


Team Building Vivencial na Razão Humana Consultoria possui vários formatos de aplicabilidade e podem ser com atividades ao ar livre ou indoor com dinâmicas diversas ou musicais.

 

Ele desenvolve e potencializa o A.C.H.E (atitudes, habilidades, competências e Entusiasmo) de forma lúdica e vivencial. Possuímos arquivos em PDF com fotos ilustrativas de dinâmicas que podem compor vários formatos de programação com carga horária diversificada.

 

Estrutura do Programa:

Abordagem conceitual, filmes, exercícios práticos, seqüência de dinâmicas vivenciais e motivadoras para desenvolvimento de equipe de alta performance.

 

Metodologia do Team Building Vivencial:

 

Utilizamos métodos diferentes para diferentes programas ou necessidades.

Modelo Andragógico que explora as experiências dos participantes;
Treinamento Experiencial /Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV);
Linguagem multidisciplinar alinhada às necessidades da empresa, com  abordagem emocional, cognitiva, PNL, aprendizado experiencial e foco nas situações das organizações e da vida.

A estrutura de cada trabalho é desenvolvida através de 3 etapas:

Etapa I – Diagnóstico

Etapa II – Realização do evento

Etapa III – Relatório de Devolutiva

 

Algumas Atividades que podem compor os programas de Team Building Vivencial.

 

Dinâmicas Musicais, Teia Humana; Candelabro; Golfe; Futuro da Empresa; Construção de Balsas; Calhas e Bolas; Calculadora; Zip; Multi Focos; Espelhos; Moicanos; Pulo do Gato; Travessia; Desafios dos Lenços; Vivência 3D; Pêndulo; Seguro e Inseguro; Tirando Leite de Pedra; Quick Building; Campo Minado; Tamanco Gigante; entre dezenas de outras.

Metodologia Treinamento Vivencial


Metodologia Treinamento Vivencial é crescente e possui uma abordagem diferenciada na RAZÃO HUMANA.

 

Histórico no Brasil: 

 

No Plano Collor em 1990 as perspectivas dos empresários eram desmotivadoras e infelizmente muitas empresas “fecharam as portas”. Foi nesta época que surgiu a metodologia experiencial no Brasil, também conhecida como Treinamento Vivencial, Outdoor Training e (TEAL), a qual foi aderida gradativamente pelas grandes empresas. Devido aos ótimos resultados em uma década, a metodologia já estava consolidada e inclusa como importante ferramenta de T&D/RH.

 

  • Modelo Andragógico que explora as experiências dos participantes.
  • Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV).
  • Linguagem multidisciplinar alinhada às necessidades da empresa, com  abordagem emocional, cognitiva, PNL, aprendizado experiencial e foco nas situações das organizações e da vida.

 

A estrutura do programa é desenvolvida através de:

Diagnóstico: Reunião de briefing com gestor(es) responsável(eis) para adequação do conteúdo programático, definições das atividades/dinâmicas x analogias, que serão alinhadas às necessidades da empresa e resultados esperados.

Conteúdo de abertura: O Programa é conduzido pelo Consultor responsável pela customização do mesmo que abordará os objetivos.

Aplicação das Dinâmicas Indoor e ou Atividades Vivenciais ao Ar Livre: Consultor(es) e/ou Facilitador(es) especializado(s) na metodologia experiencial e organizacional, sendo um profissional conduzindo cada equipe de aproximadamente 25 pessoas.

Debriefing: Após cada vivência há reflexões conceituais, analógicas e de resultados. É o momento da consolidação dos links com os objetivos almejados, que são fundamentais na aplicação da metodologia experiencial.

Plenária de fechamento: Realizada pelo Consultor junto a equipe para as conclusões gerais e aplicabilidades do treinamento, a partir das competências e resultados esperados.

Pós treinamento: Devolutiva com o gestor responsável e área contratante.

Relatório dissertativo (opcional): Realizado pelo(s) consultor(es)  com base nos resultados da participação do time, avaliações comportamentais dos participantes, entre outros fatores que são minuciosamente acordados na customização do que deverá ser observado etc. Ideal para processo de seleção de training, avaliação de performance para futuras promoções etc.

ALGUNS RESULTADOS da Metodologia Treinamento Vivencial (TEAL)

  • Cria um envolvimento, comprometimento e entusiasmo junto aos participantes, que apóiam o desenvolvimento contínuo individual e da equipe;
  • Potencializa a troca de experiências entre o time e áreas no dia-a-dia;
  • Sensibiliza para superação de desafios e metas de maneira sinérgica;
  • Promove a autorreflexão e reflexão da equipe com relação às atitudes e comportamentos que refletem na obtenção de melhores resultados;
  • Potencializa os indicadores de resultados nos relacionamentos intra e interpessoais, que englobam as demais competências de um profissional “águia” de alta performance, através da conscientização individual e de equipe;
  • Estende o aprendizado e troca de conhecimentos obtidos nas vivências para a vida profissional e pessoal;
  • Os debriefings, após cada atividade vivencial, auxiliam o time na auto reflexão de: Como estou? Para onde vou? E onde quero chegar?.
  • Todas as reflexões refletem no individual e nos objetivos que a empresa tem para aquele time, entre outros resultados obtidos.

 

Assista o vídeo e conheça um pouco mais sobre nossa metodologia de trabalho.