Com a competitividade global…
os empresários e executivos necessitam estar a um passo à frente, desenvolvendo-se e preparado para situações desafiadoras. Ser competente e sem medo de alçar novos voos.
As organizações investem recursos financeiros no desenvolvimento do Capital Humano e esperam como retorno equipes de alta performance. Mas como agir? Eis o desafio dos gestores de T&D/RH em apoiar seus executivos e líderes em seus desenvolvimentos, motivá-los, retê-los, valorizando o Capital Intelectual e Humano deles e suas equipes, para gerar melhores resultados e se destacarem dos concorrentes. Afinal, a meta é ser cada vez mais estratégico e sustentável.
Porém…
um dois maiores desafios das empresas esta no desenvolvimento e retenção do capital humano e para auxiliar nesta meta, o Processo de Coaching Executivo é um excelente instrumento para desenvolver, potencializar e reter talentos, agregando valores aos programas de desenvolvimento de lideranças, gestão estratégica, entre outros. Mas afinal, o que é Coaching Executivo?
Existem várias literaturas especializadas, inclusive no livro que sou coautora sobre Coaching, mas vou citar a definição que meu grupo criou quando conclui minha Formação em Coaching Executivo pela ABRACEM – Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial, conduzido pela Dra. Rosa Krausz.
“Coaching Executivo é uma parceria profissional, estabelecida com transparência, confiança, ética, objetivos específicos, planejamento e metas a serem alcançadas pelo Coachee (profissional ou time de profissionais). Que contará com a facilitação do Coach (profissional) para maximizar performance. O Coach conduz um processo de Coaching personalizado, para facilitar o autodesenvolvimento, novas responsabilidades e descobertas, para que o Coachee atinja as metas traçadas. Para tanto, tem que haver comprometimento pessoal para a obtenção de resultados. O processo de Coaching invariavelmente envolvem crescimento e mudanças, sejam elas de perspectivas, atitudes, comportamentos, dentre outras descobertas”.
É crescente a demanda de Coaching para apoiar executivos no desenvolvimento dos gapes. Potencializando a performance da liderança para uma visão estratégica, sustentável e focada em resultados. Afinal, o líder é espelho e seus reflexos são visíveis aos seus liderados e ao mercado. Neste cenário inclui o Coaching de Performance Profissional, para profissionais que buscam alavancar a carreira, mas precisam reavaliar seu PIC (Plano Individual de Carreira com o POC (Plano Organizacional de Carreira) interno ou frente a oportunidades de mercado.
O processo de Coaching se dá por meio de sessões. Entre oito a dez, individual e periódica, com duração média de 01h30.
O Coaching Executivo
é um valioso instrumento para gestores de T&D/RH, empresários, líderes e profissionais liberais que buscam soluções que resolvam seus “gaps” e do time. Potencializando o ACHE (Atitude, Conhecimento, Habilidade e Entusiasmo). Afinal, a valorização do capital humano nas organizações é meta do RH Estratégico e Sustentável. Que em conjunto com seus dirigentes buscam excelência naquilo que fazem, desenvolvendo talentos, otimizando tempo, recursos e potencializando resultados.
Por: Helena Ribeiro