Networking do Futuro


|
Sem comentários

Na era das Plataformas Digitais, construir reputação e autoridade são atividades que devem estar presentes no dia a dia de todo profissional que preza pelas suas redes de relacionamentos por considerá-las um ativo, um patrimônio e talvez o bem mais precioso de todos.

Mas, nada substitui o olho no olho. Esta afirmação nos coloca no passado? Não, o futuro é também olho no olho. No entanto, os negócios ganham dimensão no “on line“. Esta visão parece paradoxal.

No entanto, se formos nos aprofundar na essência desta leitura, fica claro que o Networking do Futuro tem a ver com engajamento. Ou seja, na capacidade de articular pessoas para estarem presentes em um evento temático é um dos indicadores da força de laços dos relacionamentos em torno de uma causa.

O Networking do Futuro está ligado ao engajamento, à capacidade de unir pessoas, tanto na vida profissional como pessoal. E esses movimentos acontecem no presencial e simultaneamente no virtual, em tempo real.
Um up grade do Networking é o Netweaver. Traduzindo: Net significa rede e Weaver, tecelão. A capacidade de ligar pontas, entrelaçar, dar sentido, criar novas conexões, costurar e fazer acontecer.
Porém, nada disso acontece por acaso. A motivação em torno de um projeto de valor, seja profissional ou social, que gere resultados e inspire novas ações é a função do profissional que constrói a rede de relacionamentos como um tecelão.
A competência de desenhar projetos e criar uma agenda têm o poder de atar laços mais fortes. Este movimento não é somente quantitativo. Exige a veiculação de conteúdos altamente qualificados.
Não basta participar de vários grupos, redes sociais ir a eventos presenciais, trocar cartões, se não tiver conteúdo. Existe outro ponto essencial: a adequação.

Uma delas é ativar redes de inovação que gere valor agregado como essência do Networking do Futuro. Mantê-las ativas é competência do gestor Netweaver.
Em síntese, saber desenhar cenários e devolver uma leitura de tendências em práticas e ações integradas, faz parte das estratégias dos profissionais que se preocupam com a qualidade das suas redes de contatos.

A estruturação de movimentos qualitativos é o Networking do Futuro. Assim como o netweaver emerge como solução para potencializar as competências de relacionamentos profissionais, amplia as formas de negociar. Inclusive, desenvolvem soluções para os problemas das comunidades, bairros, cidades e país.

Para muitos o Networking do Futuro é hoje! E para você?

Helena Ribeiro
Pós-Graduada em Gestão de Negócios, Bacharel em Administração, Coach e Analista DISC. Empresária, Coach, Consultora, Palestrante.
www.helenaribeiro.com e www.razaohumana.com.br

 

Deixe um comentário